Níveis de colesterol: O que você precisa saber

Medindo os níveis de colesterol

Níveis de colesterol: O que você precisa saber
Todo mundo com 20 anos ou mais deve ter o seu colesterol medido pelo menos uma vez a cada cinco anos. Um exame de sangue chamado painel de lipoproteínas pode ajudar a mostrar se você está em risco de doença cardíaca coronária, observando substâncias no sangue que transportam colesterol.

Este exame de sangue é feito após um jejum de 9 a 12 horas (sem comer) e dá informações sobre o seu:
  • Colesterol total - uma medida da quantidade total de colesterol no sangue, incluindo colesterol de lipoproteínas de baixa densidade (LDL) e colesterol de lipoproteínas de alta densidade (HDL).
  • LDL (ruim) colesterol - a principal fonte de acumulação de colesterol e bloqueio nas artérias
  • HDL (bom) colesterol – O HDL ajuda a remover o colesterol de suas artérias
  • Triglicerídeos - outra forma de gordura em seu sangue que pode aumentar seu risco de doença cardíaca

Fatores de risco

Principais fatores de risco que afetam seu objetivo de LDL
  • Fumar cigarro
  • Pressão arterial elevada (140/90 mmHg ou superior ou em medicação de pressão arterial)
  • Baixo colesterol HDL (menos de 40 mg / dL)
  • História familiar de doença cardíaca precoce (doença cardíaca em pai ou irmão antes dos 55 anos, doença cardíaca em mãe ou irmã antes dos 65 anos)
  • Idade (homens com 45 anos ou mais, mulheres com 55 anos ou mais)

O que afeta os níveis de colesterol?

Uma variedade de coisas pode afetar os níveis de colesterol. Estas são coisas sobre as quais você pode fazer algo:
  • Dieta. Gordura saturada e colesterol nos alimentos que você come fazem aumentar o nível de colesterol no sangue. A gordura saturada é o principal problema, mas o colesterol nos alimentos também é importante. Reduzir a quantidade de gordura saturada e colesterol na sua dieta ajuda a diminuir o seu nível de colesterol no sangue.
  • Peso. O excesso de peso é um fator de risco para doença cardíaca. Também tende a aumentar o seu colesterol. Perder peso pode ajudar a diminuir seus níveis de LDL e colesterol total, além de aumentar seu HDL e diminuir os níveis de triglicerídeos.
  • Atividade física. Não ser fisicamente ativo é um fator de risco para doença cardíaca. A atividade física regular pode ajudar a baixar o colesterol LDL (ruim) e aumentar os níveis de colesterol HDL (bom). Também ajuda você a perder peso. Você deve tentar estar fisicamente ativo por 30 minutos na maioria, se não todos, dias.
Coisas fora do seu controle que também podem afetar os níveis de colesterol incluem:
  • Idade e gênero. À medida que as mulheres e os homens envelhecem, os níveis de colesterol aumentam. Antes da idade da menopausa, as mulheres têm níveis de colesterol total mais baixos que os homens da mesma idade. Após a idade da menopausa, os níveis de LDL das mulheres tendem a aumentar.
  • Hereditariedade. Seus genes determinam parcialmente quanto colesterol seu corpo produz. O colesterol alto no sangue pode ser passado de famílias.

Diminuindo o colesterol usando mudanças no estilo de vida terapêutico

Estilo de vida terapêutico é um conjunto de mudanças de estilo de vida que você pode fazer para ajudar a diminuir o colesterol LDL. As partes principais das mudanças no estilo de vida terapêutico são:
  • A dieta. A dieta deve ser um plano de baixo teor de gordura saturada e com baixo teor de colesterol que exige menos de 7% de calorias de gorduras saturadas e menos de 200 mg de colesterol dietético por dia. A dieta encoraja você a escolher uma variedade de alimentos nutritivos e saborosos. Escolha frutas, vegetais, grãos inteiros, produtos lácteos com baixo teor de gordura ou sem gordura, peixes, aves sem a pele e, em quantidades moderadas, carnes magras. Recomenda-se apenas calorias suficientes para manter um peso desejável e evitar ganho de peso. Se o LDL não for reduzido o suficiente, reduzindo a ingestão de gordura saturada e colesterol, a quantidade de fibra solúvel na sua dieta pode ser aumentada. Certos produtos alimentares que contêm substâncias naturais encontradas em algumas plantas (por exemplo, margarinas que reduzem o colesterol) também podem ser adicionados à dieta para aumentar sua potência de redução de LDL.
  • Gestão de peso. Perder peso se você estiver com excesso de peso pode ajudar a reduzir as LDL e é especialmente importante para aqueles com um conjunto de fatores de risco que inclui níveis elevados de triglicerídeos e / ou baixos HDL e excesso de peso com uma medida de cintura grande (mais de 40 polegadas para homens e mais do que 35 polegadas para as mulheres).
  • Atividade física. A atividade física regular (30 minutos na maioria, se não todos, dias) é recomendada para todos.
  • Tratamento. Mesmo que você comece o tratamento medicamentoso para reduzir o colesterol, você precisará continuar seu tratamento com mudanças de estilo de vida. Isso manterá a dose de medicamento tão baixa quanto possível e também diminuirá o risco de outras formas. 
 Existem vários tipos de medicamentos disponíveis para reduzir o colesterol, incluindo:

  • Estatinas, que bloqueiam o fígado de fazer colesterol
  • Sequestrantes de ácido biliar, que diminuem a quantidade de gordura absorvida pelos alimentos
  • Inibidores de absorção de colesterol, que diminuem a quantidade de colesterol absorvido a partir de alimentos e menores triglicerídeos
  • Vitaminas e suplementos - Niacina, que bloqueia o fígado de remover HDL e diminui os triglicerídeos, e ácidos graxos ômega-3, que aumentam o nível de HDL e reduz os triglicerídeos
O seu médico pode ajudar a decidir qual tipo de medicamento é o melhor para você.
0 Comentário "Níveis de colesterol: O que você precisa saber"

Back To Top